ESTAÇÃO DOS CORREIOS, TELÉGRAFOS E TELEFONES








ESTAÇÃO DOS CORREIOS, TELÉGRAFOS E TELEFONES

As primeiras comunicações por correspondência entre a Marinha Grande e o exterior organizadas de forma regular, datam de 1854.

Algum tempo antes, no dia 1 de julho de 1853, tinham sido postos em circulação os primeiros selos de correio, para serem apostos sobre a correspondência como forma de pagamento de portes por parte do remetente. O primeiro posto de correio ficou a cargo de José Ferreira Custódio Júnior e estava instalado na velha rua da Tipografia, no edifício da sua propriedade, onde até há pouco tempo se encontrava a Farmácia Roldão.

Em 1893, a primeira estação de correios da vila passou para a rua hoje chamada de Machado dos Santos, número 40, onde mais tarde esteve a Alfaiataria Lopes e cujo edifício hoje se encontra transformado em parque de estacionamento (frente ao restaurante Tasca Nova).

Os serviços foram viajando um pouco pela vila e depois estiveram na casa que foi residência Dr. Manuel Francisco Alves.

Mais tarde instalou-se a estação dos correios no largo da Fonte Velha, hoje designado de Ilídio de Carvalho.

Algum tempo depois, esteve no edifício que fora sede da Câmara Municipal e Escola Primária depois posto da Polícia de Segurança Pública, no largo D. Dinis. Esteve neste local até 1932, ano que passou para edifício próprio no largo 5 de outubro, fronteiro à Igreja Paroquial.

A atual estação dos correios, localizada na avenida Victor Gallo foi inaugurada em 1965.


Texto de Gabriel Roldão (adaptado).

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started