ESTAÇÃO DOS CORREIOS, TELÉGRAFOS E TELEFONES

ESTAÇÃO DOS CORREIOS, TELÉGRAFOS E TELEFONES
As primeiras comunicações por correspondência entre a Marinha Grande e o exterior organizadas de forma regular, datam de 1854.
Algum tempo antes, no dia 1 de julho de 1853, tinham sido postos em circulação os primeiros selos de correio, para serem apostos sobre a correspondência como forma de pagamento de portes por parte do remetente. O primeiro posto de correio ficou a cargo de José Ferreira Custódio Júnior e estava instalado na velha rua da Tipografia, no edifício da sua propriedade, onde até há pouco tempo se encontrava a Farmácia Roldão.
Em 1893, a primeira estação de correios da vila passou para a rua hoje chamada de Machado dos Santos, número 40, onde mais tarde esteve a Alfaiataria Lopes e cujo edifício hoje se encontra transformado em parque de estacionamento (frente ao restaurante Tasca Nova).
Os serviços foram viajando um pouco pela vila e depois estiveram na casa que foi residência Dr. Manuel Francisco Alves.
Mais tarde instalou-se a estação dos correios no largo da Fonte Velha, hoje designado de Ilídio de Carvalho.
Algum tempo depois, esteve no edifício que fora sede da Câmara Municipal e Escola Primária depois posto da Polícia de Segurança Pública, no largo D. Dinis. Esteve neste local até 1932, ano que passou para edifício próprio no largo 5 de outubro, fronteiro à Igreja Paroquial.
A atual estação dos correios, localizada na avenida Victor Gallo foi inaugurada em 1965.
Texto de Gabriel Roldão (adaptado).